PUBLICIDADE
 
     

STR promove palestra e orientações a assentados sobre lei de negociação de dívidas

Imagem

O Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) Rurais e Agricultores Familiares de Piripiri (STR) promoveu, na manhã de terça-feira (20), momento de orientação à moradores de assentamentos sobre a lei 13.340, sancionada em setembro de 2016, e obre condições especiais para liquidação ou renegociação de dívidas rurais contratadas até dezembro de 2011, com descontos que podem chegar a até 95% sobre o saldo devedor nos casos de liquidação.

Além de moradores de assentamentos,representantes do Polo da FETAG, da SDR, COOAFRUT, do PRONAF, do BNB, do Território dos Cocais, de associações, do EMATER e de STTRs (Piripiri, Domingos Mourão, Capitão de Campos, Milton Brandão e Lagoa de São Francisco).

As vantagens para os produtores que optem pela repactuação de suas dívidas incluem um cronograma de amortização com vencimento da primeira parcela somente em 2021 e da última parcela em 30 de novembro de 2030, com processo simplificado de análise da dívida. Os encargos financeiros na renegociação da dívida variam de 0,5% ao ano, para agricultores familiares, a 5% ao ano, para grandes produtores.

"Essa lei veio para beneficiar os agricultores pequenos e em geral.

"Mesmo estado em dias com seus pagamentos, o agricultor ou associação pode liquidar esse valor com o banco com um alto desconto. É uma grande oportunidade. Para quem está em débito, com dívidas, a lei permite renegociar em 15 anos, pra começar a pagar daqui a 5 anos, com jurus de 6, 5% para produtores em geral e 0, 5% para pronafianos", explica Nonato Almeida, Gerente da Agência do Banco do Nordeste.