PUBLICIDADE
 
     

COOAFRUT e STR recebem Banco Mundial e SDR para implantação do PROGERE - Programa de Geração de Emprego e Renda

Imagem

No último domingo (4), o STR de Piripiri e a Cooperativa Agrofamiliar Frutos da Terra (COOAFRUT) receberam a visita de representante do Banco Mundial, Emmanuel Bayle, e do deputado estadual e secretário de desenvolvimento rural do estado Francisco Limma. Ainda fez presente Francisco das Chagas Ribeiro Filho, responsável pela implantação do PROGERE (Programa de Geração de Emprego e Renda), programa de geração de renda e fomento a Agricultura Familiar no Piauí. Em Piripiri, 24 famílias serão beneficiadas diretamente. O projeto projeto conta com um investimento de R$ 180.000 mil.



Para as famílias envolvidas, a expectativa da geração de renda é animadora. "Estamos empolgados por fazermos parte desse projeto piloto. Queremos fazer de tudo para que ele seja bem desenvolvido porque só vai melhorar a nossa vida", ressaltou a agricultora Maria Helena Gomes Veras, do assentamento Várzea.

O encontro ocorreu no Assentamento São João Batista, com a participação de outros moradores de assentamentos e comunidades que serão beneficiadas com o projeto, como Várzea I, Cachoeira, Poço e Olho D'água Grande, que fazem parte do projeto piloto. No Território dos Cocais, apenas 4 municípios serão contemplados nesse primeiro momento, Piripiri, Piracuruca, Batalha e Esperantina. O representante do Banco Mundial fez uma breve explanação do projeto no Piauí e abriu para um debate das famílias contempladas, onde a presidenta do STR, Eunice Barros, Raimundo Araújo de Sousa, presidente da cooperativa, e o coordenador do território dos Cocais, Antônio Soares, fizeram uma apresentação das boas práticas que a COOAFRUT vem desenvolvendo nesses cinco anos de existência.



As famílias aproveitaram para tirar dúvidas e oferecer seus potenciais humanos e de produção para que o Banco Mundial tenha a garantia do desenvolvimento do projeto, pois é um recurso não reembolsável, mas tem contra partida das famílias.

Cristina Camelo e Remédios, diretoras da COOAFRUT, que têm acompanhado todos os passos de organização das famílias também fizeram bons questionamentos referente a implantação do PROGERE. A cooperativa tem garantia de um bom desempenho do projeto, com assessoria do CEAA, que também estava no evento representada pelos técnicos Sandro Gusmão e Rejane.

O secretário Limma, no uso de sua fala, deu garantia para as famílias e também as entidades representativas beneficiadas, que o governo do estado, através de Wellington Dias, ao firmar esse acordo de empréstimo, quer melhorar as condições de produção de alimentos e também da melhor dignidade e cidadania as famílias rurais do Piauí.