PUBLICIDADE
 
     

SINTE rejeita proposta de 5,5 % da Prefeitura e cobra retorno da valorização dos professores municipais

Professora citou o tripé da valorização profissional, ´jornada, formação e salário`, e que os direitos só foram respeitados a partir de 2013

Imagem

A comissão do SINTE, instituída em assembléia para representar a categoria do magistério, esteve na Câmara Municipal de Piripiri, na última quinta (27), através da professora Márcia Batista, atendendo ao convite feito pela casa legislativa, para expor a opinião da categoria sobre o projeto de lei nº 09/2017 do executivo municipal, referente ao reajuste salarial, alvo de críticas por parte da categoria por conta do percentual que está sendo oferecido.

Na tribuna, Márcia Batista fez um histórico das conquistas da educação falando sobre a importância da valorização do profissional do magistério, documentando-se na CF 88, no seu art 206, na LDB 9394/96 e na lei do Piso salarial 11.738/2008, onde fala sobre o tripé da valorização profissional "jornada, formação e salário", salientando que esse tripé só foi respeitado a partir do ano de 2013. Márcia foi bem clara e objetiva em suas palavras.

"Nós, professores municipais, não aceitamos 5.5% e 3.0%. Nós queremos os 7.64%", afirma a educadora, lembrando ainda sobre a conquista adquirida dos educadores nos anos anteriores e que, se o projeto apresentado for aprovado, tirará o poder de compra do professor, sendo prejudicada toda a sociedade piripiriense.

Continuando, Márcia Batista Falou sobre os resultados positivos do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), alcançados no ano de 2013 e 2015, que foram um reflexo dessa valorização.

Finalizando, a professora deixou um questionamento aos vereadores, perguntando sobre o posicionamento que cada um teria diante do projeto, diante da situação dos professores. "Ressaltamos que esse reajuste de 7.64%, recomendado pelo Governo Federal, refletirá positivamente, pois profissionais valorizados e bem pagos terão um rendimento melhor para sociedade piripiriense", finalizou.

A comissão do sindicato composta por Ana Alice Furtado, Gean Nascimento, Francisca Ferreira(Neuma), Márcia Batista e Rodrigo Nascimento foi criada e designada exclusivamente para tratar do reajuste com o executivo municipal.

Moisés Lopes/Piripiri Repórter | Com fotos de: Reporter10