PUBLICIDADE
 
     

Corregedor manda apurar denúncia sobre promotor fazendo 'acerto' com prefeito de Piripiri

Veja o vídeo com legenda e sem legenda

Imagem

O corregedor-geral do Ministério Público Estadual (MPE-PI) Aristides Pinheiro, baixou uma portaria nesta terça-feira (07) abrindo um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a denúncia, segundo a qual o promotor João Benigno Filho aparece em um vídeo conversando com o prefeito eleito de Piripiri, Luis Menezes, fazendo "acertos" para livrar o gestor de processo de cassação do mandato que lhe move a candidata derrotada Jove Oliveira.

Apesar de não ter recebido uma denúncia formal sobre o caso, Aristides Pinheiro afirma que tem acompanhado o caso pela imprensa. Segundo ele, a Corregedoria Geral irá investigar e sugerir uma punição ao promotor João Benigno caso seja comprovada a veracidade da denúncia.

“Com a conclusão da investigação, irei encaminhar o relatório ou para o procurador-geral do MP, caso seja uma pena branda de advertência ou censura, ou para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), se for uma pena de suspensão ou demissão”, explica o corregedor-geral Aristides Pinheiro.

Além da investigação, será oferecido o direito a ampla defesa ao promotor.

O flagra

A gravação foi feita no dia 22 de fevereiro deste ano na noite do jogo entre River e 4 de Julho, de Piripiri, pelo campeonato piauiense. Luis e Benigno conversam próximo ao alambrado do setor de cadeiras.

Luis Menezes é denunciado por abuso do poder econômico e "conduta vedada" por clinicar no período eleitoral. Benigno é o promotor eleitoral que funcionou na campanha passada em Piripiri.

Ouve-se claramente quando Luiz Menezes chama uma testemunha de vagabunda dizendo para Benigno que havia dito para a testemuna: "tu deveria sair da audiência preso e algemado".

Essa testemunha seria um paciente de Luis Menezes. Durante a campanha eleitoral Menezes teria prescrito medicamento e assinado atestado médico para Francisco das Chagas Santos Silva.

No estádio, Benigno, que usava um boné de aba, certamente para se disfarçar, chega a dizer para o prefeito eleito que vai "matar" Jove Oliveira no cansaço "porque ela não tem dinheiro para pagar nem advogado".

O promotor termina passando a estratégia de ajudar o prefeito. "Aí marca tal dia e só vai entrar no outro. Vamos matar no cansaço".

Quando foram avisados que estavam sendo gravados os dois debandaram do local. Benigno chega a apressar o passo mantendo distância do prefeito.

A oposição já vinha desconfiando das relações pouco republicanas entre Benigno e Luis Menezes. Em 16 de dezembro O promotor chegou a fazer rasgados elogios ao prefeito eleito em discurso na solenidade de diplomação dos eleitos.

Veja o vídeo com legenda e sem legenda:





Prefeito nega acusação

O prefeito de Piripiri, Luiz Meneses negou que tenha feito acerto com o promotor João Benigno Filho para livrá-lo do processo de cassação do mandato que lhe move a candidata derrotada Jove Oliveira. Ainda de acordo com o prefeito, o conteúdo da conversa foi uma montagem.

“Eu estava assistindo ao jogo do River e 4 de Julho, em um local público. Não conversei nada com o promotor João Benigno Filho, apenas o cumprimentei. Não sei quem teve a ideia de filmar o nosso encontro e manipular o teor da conversa, só sei que não conversamos nada que não fosse sobre o jogo que estava acontecendo”, afirma Luiz Meneses.

O promotor João Benigno Filho também negou ter acertado detalhes para livrar o prefeito de uma possível cassação. “Conversamos sobre o jogo, nada, além disso. Esse vídeo não condiz com a realidade. Nós apenas nos cumprimentamos e conversamos sobre a partida de futebol”, disse.

Fonte: Portal AZ