PUBLICIDADE
 
     

Aluno do Maria José conquista medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Imagem

O Colégio Maria José da Silva Melo conquista destaque novamente, desta vez, em uma olimpíada de conhecimentos. Dirceu do Nascimento Martins Júnior, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, orientado pelo professor de Física, Júlio Jefferson, ganhou medalha de ouro na 19º edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

No Maria José, 13 alunos fizeram a prova, contendo 10 questões, sendo a maioria de raciocínio lógico. Dentre eles, o grande destaque foi o aluno Dirceu do Nascimento Martins Júnior, que conquistou a nota de 9,65 e recebeu medalha de ouro, além de um certificado da OBA.

Segundo a diretora do colégio, Fátima Silva, todos estão orgulhosos com o resultado, já que é a primeira vez que a cidade de Piripiri consegue medalha de ouro da Olimpíada de Astronomia.

“Fizemos um trabalho com os estudantes durante o primeiro semestre e os professores prepararam os alunos para a prova. Ficamos contentes com o resultado. É um orgulho imenso, não somente para escola, mas para toda a cidade”, afirma a diretora.


OBA


A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem como objetivo despertar o interesse do aluno em disciplinas como ciências espaciais. Escolas públicas e privadas podem participar desse evento, voltado para estudantes desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. Para se ter uma ideia da importância desse evento, este ano, foram mais de 13.550 escolas cadastradas para participar da edição de 2016, com um total de 800 mil participantes.

Organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

As provas são divididas em quatro níveis, sendo que os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto é voltado para estudantes do ensino médio. São dez questões: sete de astronomia e três de astronáutica. As medalhas são distribuídas de acordo com a pontuação obtida por cada nível.