PUBLICIDADE
 
     

Drª Aline Rocha responde a dúvidas mais frequentes sobre o aparelho ortodôntico

Imagem

Quem precisa usar?
Qualquer pessoa que queira obter uma melhora na função dos dentes, saúde e aparência.
O correto alinhamento dentário contribui para uma melhor mastigação considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores. Quando os dentes encontram-se apinhados ou sobrepostos a higiene oral inadequada provoca o aparecimento de cáries e doença gengival. Portanto, estando os dentes bem alinhados torna-se muito mais fácil o seu cuidado.
Um sorriso atrativo apresenta um papel importante para acentuar a auto confiança e auxiliar na sua seleção dentro do meio social.



Que aparelho é mais indicado?
Apenas o ortodontista (dentista especializado em correções) pode responder a esta questão, após análise de cada caso. E ele deve ser certificado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Tem idade certa para começar?
Com o avanço da tecnologia, dá para tratar pacientes desde os 3 até os 70 anos (ou mais). O início do tratamento deve ser realizado tão logo sejam observadas desordens bucais ou respiratórias em crianças na fase de crescimento.

Os pacientes adultos podem receber tratamento ortodôntico?
No passado, o tratamento ortodôntico era associado às crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isto os adultos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico. Além disso, com a evolução dos sistemas de tratamento os aparelhos estão mais estéticos.

Quanto tempo demora?
Não existe um tempo pré-determinado para o tratamento, o que temos é uma média que varia entre dois e três anos, podendo esse tempo ser diminuído ou aumentado de acordo com diversas variáveis.

O que é necessário para iniciar um Tratamento Ortodôntico?
Na primeira visita ao consultório o paciente será examinado clinicamente. Informações importantes são obtidas, tais como, hábitos orais, traumas sobre os dentes, doenças, tratamentos hormonais e uso de medicamentos.
Além disso, nesta consulta o ortodontista será capaz de orientar quanto às opções de tratamento disponíveis, sobre quando o tratamento deverá começar, sobre o tempo de duração do tratamento e o custo aproximado do mesmo.
Para complementação das informações obtidas na 1ª consulta, o ortodontista solicitará a documentação ortodôntica, que inclui: Modelos de gesso das arcadas dentárias, radiografias e fotografias dos dentes e da face. O tratamento terá início logo após o planejamento do caso.