PUBLICIDADE
 
     

Feira de Agricultura Familiar de Piripiri completa 4 anos. Conheça detalhes de sua história e razões de seu sucesso

Iniciada no Pátio da Emater, desde 2013 é realizada na Praça do Curumim

Imagem

Foi em 25 de julho de 2012 que foi realizada a primeira Feira de Agricultura Familiar de Piripiri. Na época, sem apoio do poder público, hoje é modelo de parceria entre iniciativa popular/sindical e poder executivo, sendo realizada na Praça do Curumim.

O idealizador da feira, Antônio Soares "Totonho", esteve nesta segunda-feira, 25 de Julho de 2016, com nossa reportagem e comentou sobre a trajetória do projeto que incentiva a agricultura familiar e faz um canal direto dentre produtor e comprador, eliminando atravessador. A feira começou com 35 expositores e hoje conta com mais de 100.



A ideia, segundo Totonho, surgiu após uma visita a um evento na Bahia, na região do Sertão de São Francisco, onde se concentram várias feiras.

Em 2012, Totonho era presidente do Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) Rurais e presidia também o Território dos Cocais. Chegando em Piripiri foram realizadas reuniões com a equipe do STR, que compartilhou a proposta junto com outras entidades, como Emater, Coletivo de Mulheres do PI, Associação das Mulheres Artesãs, psicultura e COOAFRUT, os primeiros parceiros da feira.

"A ideia que tivemos não era somente a venda e compra, mas é também o que observamos hoje, que é o clima que tem na Praça, a troca de experiências, a boa relação, além da valorização do agricultor, da família do campo", explica Totonho.

Totonho diz ainda acreditar que a manutenção do sucesso da feira consiste em manter a essência, a fórmula inicial. "É manter esse 'um todo' formado por pequenos protagonistas, porém que, unidos, se tornam grandes", finaliza.

O PIRIPIRI REPÓRTER TEVE A HONRA DE FAZER A PRIMEIRA MATÉRIA DA FEIRA, EM 2012:

Um show de incentivo à agricultura familiar