PUBLICIDADE
 
     

Alunos do IFPI realizam ocupação e fazem denúncias de racismo e homofobia. Direção rebate denúncias e esclarece

Imagem

Estudantes do Campos de Piripiri IFPI ocuparam o gabinete do diretor da instituição, manifestando-se com cartazes e frases de efeito. Os estudantes fazem acusação de racismo, afirmando que um funcionário terceirizado teria sido demitido por perseguição. Eles também citam o caso de uma aluna transsexual, que não teria o uso de seu nome social respeitado, além de atos de professores que provocariam constrangimento a alunos homossexuais. Nos cartazes, os alunos apontam queixas com relação ao transporte, livros, entre outras.

"Eles evitam colocar o tema em discussão e quando tem algum evento para debater isso, os que praticam não participam", fala Rutielen Viana, ex-aluna e uma das líderes do movimento.

O site Piripiri Repórter também esteve conversando com o Diretor-geral do instituto, Clayton da Costa Ribeiro, que respondeu a todas as demandas e denúncias apontadas. De acordo com o diretor, o funcionário citado foi demitido pela empresa que presta serviço à instituição, após uma sequência de notificações por desvio de conduta e até suspensão, entre outros detalhes que não foram expostos aos alunos. O diretor também comentou e rebateu os supostos casos sobre homofobia envolvendo funcionários, ressaltando que é contra qualquer ato relacionado e que a instituição realiza eventos de conscientização.

VEJA, NA ÍNTEGRA, A NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DIREÇÃO-GERAL DO IFPI:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, representado pelo Diretor-Geral Clayton da Costa Ribeiro, esclarece os pontos questionados por uma parcela de alunos nos veículos de comunicação local.

Quanto ao fato envolvendo o colaborador Sr. Ronaldo, citado em uma reportagem, destaca-se que o mesmo é terceirizado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, e que devido a inúmeras ocorrências disciplinares incompatíveis com a missão e conduta exigidos pela instituição, e por este motivo foi solicitado junto à empresa contratada a substituição do colaborador, respeitando todos os procedimentos legais em vigor.

Quanto ao recurso estudantil referente a este ano, destaca-se que o mesmo foi reduzido devido a contenção de gastos. A Assistência Estudantil que contava com um determinado valor, permaneceu o mesmo, embora o aumento do número de alunos, devido a expansão do campus.

Quanto ao transporte escolar, destacamos que o IFPI, campus Piripiri, conta apenas com um ônibus circular que atende aos alunos que residem na cidade e que existe um micro-ônibus que atende aos alunos de cidades vizinhas como Piracuruca e Brasileira, e que os alunos que não são atendidos por esses transportes podem contar com o transporte municipal e estadual.

Quanto à alimentação, o IFPI fornece ao corpo discente uma alimentação de qualidade, atendendo aos requisitos nutricionais gerenciados por nutricionista institucional.

Em relação aos livros, já foram feitas as reservas técnicas, e atualmente encontra-se sob a responsabilidade da logística do MEC.

Quanto ao corpo Docente do Instituto, é oportuno ressaltar que o ato não representa a categoria dos docentes e técnicos administrativos.

Quanto ao abastecimento de materiais de uso diário, a Gestão do Campus não identificou problemas referentes a materiais de higiene, sendo que os mesmos são de responsabilidade da empresa terceirizada.

Quanto aos sábados letivos, esclarecemos que o IFPI os destinou para as atividades relacionadas a aplicação de provas, não existindo demandas administrativas em relação a outros setores, o que não encontraria respaldo na Organização Didática e na Lei 8.112/1990.

Vale lembrar que aos sábados os alunos têm total apoio das coordenações de área. Em relação à falta de professores, a Direção informa que o processo seletivo de contratação de professores já foi finalizado e já houve geração de contratos. E a Reitoria já nomeou novos servidores para suprir as faltas, conforme pode ser conferido no Diário Oficial da União.

Quanto aos laboratórios, atualmente o IFPI, campus Piripiri conta com dez (10) laboratórios, sendo quatro (4) de informática, cinco (5) de vestuário e um (1) de matemática e quatro (4) laboratórios que estão em fase de implantação.

Finalizando, a Direção-Geral destaca que todas as demandas foram levadas em momento anterior pelos próprios alunos ao Magnífico Sr. Reitor, e que estão sendo prontamente atendidas, respeitando os dispositivos legais, primando sempre pela qualidade do ensino.