PUBLICIDADE
 
     

Em Piripiri, criança volta a enxergar após cirurgia pelo programa Olhar Bem e emociona profissionais

Luis Santiago tem 5 anos. Ele perdeu a visão aos 9 meses de vida e, hoje, voltou a enxergar o mundo

Imagem

Em êxtase de emoção. É assim que os profissionais em saúde ficam ao ver os usuários do programa “Olhar Bem” voltarem a enxergar. O programa é uma parceria entre Governo Federal, Estadual e Municipal.

Na manhã desta terça-feira, 07 de junho, o pequeno Luís Santiago, de 05 anos, diagnosticado com catarata congênita, voltou a ver as cores do mundo real, após cirurgia realizada pela equipe do
“Olhar Bem”.

Luis Santiago mora no residencial parque Recreio. Sua mãe, a dona de casa Alcioneide Januário da Silva, contou ao Piripiri Repórter que seu filho perdeu a visão aos 9 meses de idade.

"Depois que chegou em casa, ele falou assim pra mim: 'mãe, agora eu tô enxergando tudo!". Ele sempre falava em escrever e brincar. Agora, ele disse que poder fazer tudo isso", conta dona Alcioneide, que revelou que Luis ganhou diversos brinquedos de profissionais do programa.



“Hoje, ele enxergou o mundo, reconheceu cores e está esbanjando seu 'faceirismo' com seu óculos novo e sua nova lente”, disse o superintende municipal de saúde Deyvidy Oliveira ao constatar o sucesso da cirurgia.

E assim, desde sábado, 04 de junho, Piripiri e as cidades vizinhas estão sendo atendidas pelo programa “Olhar Bem”, que realiza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população.

Os atendimentos são feitos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo pessoas com idade a partir de 60 anos ou com catarata traumática ou congênita, previamente diagnosticadas. Em Piripiri, estão sendo ofertadas 2.400 vagas para consultas e mais de mil para cirurgias, atendendo a população de 22 municípios da região dos Cocais. Os atendimentos estão realizados na Unidade de Saúde Petecas, próximo à rotatória do posto Petecas, e vai até a próxima quinta-feira (8).



Para vereadora Jôve Oliveira, a vinda do programa é de suma importância e deverá ser aproveitado por todos que precisam da recuperação da vista. Jôve também está pedindo nos meios de comunicação o envolvimento de toda a comunidade local, zonas urbana e rural, durante o mutirão, para que levem seus familiares e amigos para atendimento que será totalmente gratuito. “Felicidade e realização em ver esses resultados e ter contribuído pela vinda do mesmo para nossa cidade”, comemora Jôve.