PUBLICIDADE
 
     

Programa realizará mais de mil cirurgias de catarata gratuitamente em Piripiri

Sem nenhuma emenda parlamentar, o programa tem como fonte de recursos o SUS, através de parceria entre Governo Federal, Estado e Município

Imagem

Piripiri receberá o Programa Olhar Bem, através de parceria entre Governo Federal, Estado e Município. Serão mais de 3 mil exames e a previsão é de 1.000 cirurgias de catarata. Será do dia 4 a 8 de Junho, na ESF do Residencial Petecas.


Equipe SESAM de Piripiri companhando a execução do programa em Campo Maior
Segundo o secretário de saúde do estado, Francisco Costa, o programa tem como público-alvo pessoas com idade a partir de 60 anos, com exceção de crianças com catarata congênita. Os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde, que passarão por exames e, caso necessite, passarão pela cirurgia gratuitamente. São mais de 100 profissionais virão e ficarão instalados com toda a estrutura na ESF do Residencial Petecas.

"A fonte dos recursos é o SUS. Não há nenhuma emenda parlamentar, seja estadual ou federal. Para vir para Piripiri, é importante lembrar do intermédio e articulação do deputado federal Assis Carvalho, dos vereadores Jôve e Genival e do próprio prefeito, que souberam do programa e não mediram esforços para trazer ao município", disse Francisco Costa.

A vereadora Jôve Oliveira, que esteve com Assis Carvalho e o secretário de saúde, neste sábado (28), destaca a importância da vinda do programa. "Estou muito feliz com a oportunidade de, pela primeira vez, termos o mutirão da catarata, com esta magnitude. Muitos idosos não têm a mínima condição de pagar cirurgias, que chegam a 3 mil reais", disse.