PUBLICIDADE
 
     

Crefito14 participa da Jornada de Fisioterapia da Faculdade Chrisfapi em Piripiri

Imagem

Nessa quinta-feira (19) membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito14) participaram da Jornada de Fisioterapia da Faculdade Chrisfapi, em Piripiri, região Norte do Piauí.

A diretora-secretária do Crefito14, Nayana Coelho, representou o presidente do Conselho, Marcelino Martins, e conduziu a mesa-redonda que tratou sobre a realidade do mercado de trabalho para a Fisioterapia. “O Conselho tem atuado no sentido de orientar, disciplinar e fiscalizar o mercado. Acreditamos que, dessa forma, estamos colaborando para um mercado de trabalho mais justo para todos”, destaca Nayana Coelho.

Victor Hugo Aragão, representando o Crefito14 Jovem, falou sobre a importância da representatividade para os futuros fisioterapeutas. “Precisamos, ainda na universidade, nos aproximar das ações que constroem o mercado de trabalho para a Fisioterapia. Também é importante contribuir em ações que promovam a saúde, a cidadania e atentar para as posturas éticas cobradas em nossa profissão. O Crefito14 Jovem tem esse objetivo e tem conseguido formar multiplicadores entre os universitários em diversas regiões do Piauí”, defende Débora Alves.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Chrisfapi, professor e fisioterapeuta Telmo de Andrade, enfatizou a parceria com o Sistema Coffito/Crefitos para a realização da jornada. “Investir na produção científica e na formação dos futuros fisioterapeutas, sem dúvidas, é também contribuir para um mercado de trabalho mais responsável”, concluiu.

Na oportunidade, a fisioterapeuta Daisy Ykeda falou sobre a atuação da Fisioterapia no tratamento de distúrbios do sono. Daisy é a coordenadora da Comissão dos Distúrbios do Sono do Crefito14 e adiantou que, em breve, em parceria com os acadêmicos, serão realizadas ações de conscientização nas comunidades de Teresina alertando para os sintomas nocivos à saúde provocados pelos distúrbios do sono. “Sabemos que a qualidade do sono está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas e a Fisioterapia tem importantes contribuições a oferecer nesse contexto”, encerra.