PUBLICIDADE
 
     

STR reúne centenas de jovens para debate sobre a participação da juventude nas discussões políticas

Imagem

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares reuniu, nesta quinta-feira (21), a juventude rural de Piripiri. O encontro foi marcado por um debate do atual momento atual do Brasil, as perspectivas políticas para o município e a importância da participação dos jovens nos espaços de discussões políticas.

"O objetivo do encontro foi contribuir com a formação cidadã de nossa juventude. Nós somos Protagonistas de nossa história e é através da LUTA que temos conquistas", explica Sávio Santos, secretário de jovens do STR.





Centenas de jovens estiveram presentes no Centro de Formação Antônia Flor , vindos de dezenas de comunidades rurais, muitos já participantes de Grupos de Estudo Sindical (GES). Atentos, ouviram e falaram, participando do debate, alguns relatando conquistas pessoais obtidas através de políticas sociais promovidas pelo Governo Federal, um dos focos do Partido dos Trabalhadores desde o início da primeira gestão do ex-presidente Lula. Na oportunidade, foi elencada uma série de programas sociais voltados para a educação, da básica à avançada.



Também presentes e conduzindo o encontro, Eunice Barros, presidente do STR, Sávio Santos, secretário de juventude do STR, Gorete Ibiapima, secretária geral do STR, Cristina Camelo, secretária de mulheres do STR, Guilherme Dornel, secretário de políticas agrícolas e agrárias e meio ambiente, Rita Vieira, secretária de finanças do STR, Merian Castro, presidente do diretório municipal do PT, Antônio Soares "Totonho", segundo secretário nacional da Obra Kolping, Genival Sales, vereador e presidente da Câmara Municipal, professor Luiz Mário, gerente da 3 GRE e ex-vereador, Francisco Filho, presidente do conselho municipal de saúde, e Denilson Santos, presidente municipal da Obra kolping.

Entrando no debate para a esfera municipal, grupos foram organizados para a proposição, por parte dos jovens, de ideias que eles gostariam que pudessem ser implementadas pela próxima gestão municipal.



No uso da fala, Genival Sales falou sobre o Parlamento Jovem, um projeto já realizado por duas etapas pela Câmara Municipal, que coloca estudantes no lugar dos vereadores e uma sessão é simulada, com direito a reivindicações, requerimentos e projetos.



Um dos palestrantes, o estudante de jornalismo Alison Magalhães fez um relato sobre a recente votação na Câmara Federal, a qual foi intitulado como Golpe. Ele discorreu sobre alguns nomes nacionais que estão à frente do movimento que objetiva tirar Dilma Rousseff da presidência, como Eduardo Cunha, Michel Temer, Jair Bolsonaro, Aecio Neves, Paulo Skaf e outros. Eles tiveram seus perfis descritos e colocou em cheque suas reais intenções por trás do que chamam de impeachment, porém visto por alguns como "golpe parlamentar".

O evento foi concluído com uma apresentação do grupo Nosso Estilo.