PUBLICIDADE
 
     

Remanescentes indígenas de Piripiri são beneficiados com Projeto 'O Piauí tem índio Sim'

Imagem

É implantando no Piauí o projeto "O Piauí tem índio Sim". Como parte da instalação, uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e Secretaria Municipal de Saúde (SESAM) é firmada, assim como secretarias de outros municípios do território dos Cocais. Piripiri sediou um encontro, quarta-feira (30), no Auditório Osíris Neves de Melo.

Estiveram presentes Herlon Guimarães, diretor vigilância e atenção à saúde do estado, Epifanio Ferreira, da comissão técnica do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena PI), Secretário Municipal de Saúde, Assis Cavalcante, Dília Falcão, gerente de Atenção Básica da SESAPI, Antônio Soares "Totonho", representante dos quilombolas de Piripiri e segundo secretário nacional da Obra Kolping, Maria da Conceição dos Santos, articuladora do encontro.



Segundo Epifânio ferreira, o objetivo é instalar na cidade um Distrito Sanitário Especial Indígena. Inicialmente será feito um mapeamento e perfil epidemiológico dos povos indígenas, em cima do projeto será criado um plano que irá possibilitar, via governo federal, visibilidade para a vinda de recursos e benefícios relacionados à saúde especificamente para os remanescentes, assim como já ocorre em outros estados.

Piripiri conta com aproximadamente 400 remanescentes indígenas. representando estes, estiveram presentes Leila Adriana Sousa Lima, coordenadora da Associação da APOINME e liderança da Apoip (Articulação dos Povos indígenas do PI), Joselane Dias Pereira, presidente associação Indígena Itacotiara.

Na oportunidade foram entregues os certificados do curso "Educação popular em saúde" a agentes comunitários de saúde da atenção básica do município.