PUBLICIDADE
 
     

Equipe de ESF de Piripiri realiza ação pelo Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

As ações serão realizadas em unidades de saúde, até 2 de fevereiro

Imagem

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, a Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri (SESAM), através da equipe do ESF 18, do centro de Piripiri realizou na manhã desta sexta-feira, dia 29, na Praça da Bandeira, uma ação distribuindo panfletos e através de um carro de som, os profissionais de saúde do PSF 18, davam informações importantes as pessoas presentes na praça e aos que passavam.

Esta é uma campanha de conscientização para que as pessoas possam identificar alguns sintomas da doença e buscarem a cura. Hoje a Hanseníase, tem tratamento e cura garantidos pelo Ministério da Saúde, por meio do SUS.

A enfermeira Cleide informa que a característica principal da doença são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, acompanhadas de dormência ou insensibilidade na pele. “Qualquer mancha que aparecer na pele, e com a pele insensível pode ser um sinal da doença, o posto de saúde deve ser procurado”, disse ela.

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase acontece sempre no último domingo do mês de janeiro, este ano, no dia 31. As ações serão realizadas em unidades de saúde, até 2 de fevereiro.