PUBLICIDADE
 
     

Estudantes participam de sessão simulada do Parlamento Jovem em sua segunda edição

Imagem

A Câmara de Vereadores de Piripiri realizou na noite dessa quarta-feira, 26, a sessão simulada da segunda fase do Projeto Parlamento Jovem.
@img2
O projeto, de acordo com o presidente da Câmara de Piripiri, Genival Sales, visa ouvir os anseios da juventude e aproxima-los da política. Nessa edição contou com a participação de estudantes dos colégios Baurélio Mangabeira, Judith Santana, Instituto Federal de Educação do Piauí, campus de Piripiri, Colégio Cristus e Colégio Maria José.

Os estudantes fizeram proposições que deverão ser encaminhadas ao parlamento oficial para discussão e possível aprovação.

Entre as propostas apresentadas pelos jovens vereadores foram abordadas: geração de emprego, meio ambiente, trânsito, cultura, educação, dentre outras áreas.

A jovem vereadora Cássia Ferreira pediu mais emprego para os jovens, como forma de luta contra a marginalidade.

Romério Filho pediu a instalação da coleta seletiva de lixo. Ele discorreu sobre os processos de reciclagem e defendeu a reciclagem, destacando os ganhos ambientais e econômicos do processo.
@img3
Fábio Paixão solicitou a instalação de um centro esportivo. Segundo ele, através do esporte, os jovens aprendem sobre educação e se mantém longe das drogas.

Matheus Ribeiro solicitou a instalação de escola de música municipal com acompanhamento de profissionais na área de música, além de outras áreas.

Anna Luísa destacou a importância do projeto Parlamento Jovem. Segundo ela, o projeto é importante para que os jovens se aproximem da política, tomando sua própria decisão a respeito do assunto. Ela pediu a interferência política para a instalação de um campus da UFPI em Piripiri. Ela também pediu maior atenção para a área da cultura.

Larah Roberta solicitou que a educação do município se adeque as necessidades da LDB, no que se refere ao conforto térmico e luminosidade das escolas, além de boa merenda escolar e qualificação de professores.

Maria Eduarda voltou sua fala para a área do trânsito. Pediu a instalação de radares para fiscalização de velocidade e a instalação de faixas de pedestres.

Rodolpho Lopes requereu mais iluminação para avenidas e a retomada do festival de humor, com a permanência do evento no calendário cultural da cidade.

Matheus Correia demandou que as escolas municipais sejam climatizadas para a melhora do desempenho de alunos.

Elaine Soares pediu a pavimentação de ruas que dão acesso ao IFPI, campus de Piripiri, e solicitou melhor iluminação de vias para contribuir com a segurança de transeuntes.

Ela também pediu aos estudantes maior envolvimento na política para que se garanta o futuro da cidade. Na opinião da jovem vereadora, para isso é necessária a organização de estudantes em busca de mudanças na política.

Rutiellen Viana requereu a recuperação de pontos turísticos da cidade e criticou o vandalismo que destrói os bens públicos. Pediu a retomada de festival de humor e a conservação de logradouros públicos.

A presidente do parlamento jovem, Ana Clara, pediu para que o projeto pudesse ser continuado. Além disso, requereu a instalação de centro esportivo que englobe diversos esportes.

Para a zona rural solicitou a instalação de uma casa de acolhimento na zona urbana onde, segundo ela, a população rural possa ser assistida em caso de permanência na cidade para tratamento de saúde.