PUBLICIDADE
 
     

STR e Assoc. de Moradores comemoram conclusão de casas populares no Baixão pelo Governo Federal

Confraternização foi marcada pela emoção das 33 famílias beneficiárias do PNHR

Imagem

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Piripiri realizou, na noite deste sábado (26), uma confraternização em comemoração da conclusão das casas do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR) na comunidade Baixão, beneficiando 33 famílias diretamente.

Além das famílias beneficiárias do programa, estiveram presentes a presidente da associação de moradores do Baixão, Maria Piedade "Biá", a vereadora e presidente do STR, Eunice Barros, o prefeito de Piripiri, Odival Andrade, o ex-presidente do STR e 2º secretário nacional da Obra Kolping, Antônio Soares "Totonho", a secretária geral do STR, Gorete Ibiapina, a secretária de mulheres do STR, Cristina Camelo, o secretário de políticas agrícolas e agrárias, Guilherme Dornel, a secretária de finanças do STR, Dona Rita, entre outros convidados.
@img3
Eunice, Dona Rita, Gorete e Dona Biá

São 33 casas construídas no Baixão pelo Governo Federal, através do PNHR. O trabalho de articulação do STR tem sido primordial para a efetivação do programa em Piripiri, junto com associações. Trinta casas estão em fase de execução no povoado Lagoa da Cruz. Em breve, serão iniciadas as obras de 40 casas em Olho D'água Grande. A comunidade Pé do Morro também também irá receber em breve. As obras são executadas pela empresa Agiliza.

Eunice Barros falou da luta e esforços do sindicato e parceiros para a garantia das moradias das famílias. "Depois de muita luta essas famílias receberam suas casas. Foram anos de luta, mas graças a essa parceria com o Governo Federal, associações e entidades essas famílias estão com dignidade em suas moradias novas", disse.
@img2
Totonho e Eunice

Antônio Soares "Toronho", no uso de sua fala, disse que muitos duvidaram e fez um desabafo. "Muita gente duvidou que este dia iria acontecer, que estas famílias teriam suas casas através desse programa. O Brasil, o Piauí e Piripiri são daqui para frente. Os 'dinossauros' não podem ter vez. O PNHR faz parte das políticas de manutenção de família no campo, além de outras garantias que hoje fazem parte de outra realidade", falou.

Odival Andrade parabenizou a equipe do STR pela persistência em busca dos direitos sociais da família do campo. "É mais uma obra do Governo Federal e vocês, diretores do sindicato, presidido por Eunice, também estão de parabéns pela luta e conquista", disse.

A presidente da associação de moradores, dona "Biá", uma das beneficiárias do programa, emocionada, falou da felicidade em estar com sua casa nova. "Hoje nos sentimos muito felizes. Foi uma luta de quatro anos e que, hoje, pudemos comemorar com nossas casas", comentou.

A confraternização contou com celebração religiosa. Uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) esteve realizando teste de glicemia e aferição de Pressão Arterial. Um farto jantar ainda foi servido aos presentes.