PUBLICIDADE
 
     

Badminton é difundido em Piripiri por professor de Educação Física

“Fico muito feliz, enquanto profissional de educação física, de estar contribuindo na divulgação deste tão divertido esporte", comenta Apolinário

Imagem

O Badminton é difundido em Piripiri desde junho de 2015, quando o Educador Físico Apolinário Cunha participou de uma capacitação conhecida como SHUTLLE TIME, cujo objetivo é propagar o Badminton para as escolas, a fim de cada vez mais o referido esporte ganhe novos adeptos, considerando que o mesmo ainda é um tanto desconhecido para a nossa realidade de pais do futebol.

O esporte se difunde no Piauí, com destaque para a capital e agora também para Piripiri. O badminton está conquistando novos fãs, pelo menos em grau pré-desportivo, que é mesmo o objetivo deste primeiro momento, mas sonho e até aproveito para sugerir que no futuro a modalidade seja incluída nos Jogos Escolares Piripirienses – JEPIR.
@img3
Em Piripiri, algumas escolas estão tendo a oportunidade de conhecer este esporte, que embora seja o segundo mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol e ser uma modalidade olímpica, estimulando profissionais a difundi-lo ainda mais em nossa cidade.

“Eu mesmo estou particularmente promovendo este esporte em nossa cidade, que com certeza é compartilhado pelos colegas de educação física. Quem sabe, não muito distante teremos em nossa cidade grandes atletas do badminton, este é meu sonho particular”, comenta.
@img2
As Unidades Escolares Baurélio Mangabeira, Mirtes Andrade, Auri Castelo Branco dentre outras, estão tendo a oportunidade de conhecerem mais de perto esta fabulosa modalidade esportiva que inclusive destacará o Brasil e o Piauí de modo especial nas Olimpíadas do ano que vem.

“Fico muito feliz, enquanto profissional de educação física, de estar contribuindo na divulgação deste tão divertido esporte. Tomara que vire “febre” em nossa Piripiri e sai daqui muitos competidores", finaliza.

O Badminton

O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuia o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

O badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.
O badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.

No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBB (Confederação Brasileira de Badminton).- O badminton é uma modalidade das Olimpíadas desde 1992.