PUBLICIDADE
 
     

''VALORIZAÇÃO DA VIDA'': PARFOR da UESPI realiza projeto de combate ao suicídio em Piripiri‏

Imagem

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI em parceria com a Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia – CRP21, realiza em Piripiri nos dias 18 e 19 de Setembro o projeto “Valorização à Vida”, que tem por objetivo qualificar profissionais da área de Educação que trabalham direta ou indiretamente com situações de perdas, morte ou separação desenvolvendo habilidades no manejo dessas situações.

O projeto é coordenado por três professores do Curso de Psicologia da UESPI e que tem atuação no PARFOR, Dr. Dyego Carvalho Costa, Ma. Patrícia Melo do Monte e Ma. Patrícia Carvalho Moreira que é autora do Tratado Brasileiro de Perdas e Luto.

De cada suicídio, seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências psicossociais difíceis de serem reparadas. No Brasil acontecem em média mais de 01 suicídio por hora contabilizando 26 suicídios por dia, num total de 9.000 pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde- O.M.S.

A objetivo do projeto é fazer uma apreciação sobre a vida a partir do tema morte, trazendo pautas e reflexões baseadas na realidade de cada município e experiências vividas por professores na sala de aula. As cidades escolhidas pelo núcleo possuem registro de alto índice de suicídio no estado, de acordo com o Mapa da Violência lançado anualmente pelo Ministério da Saúde.

O projeto traz a proposta de desenvolver com os professores algumas habilidades que eles poderão incluir no dia a dia da sala de aula ou em projetos específicos dentro da escola, discutindo conceitos e aliando fatores que irão colaborar na prevenção e também na posvenção de situações traumáticas.