PUBLICIDADE
 
     

Distritos funcionarão 24 horas a partir de outubro em Teresina, diz delegado

Oito distritos ficarão com as portas abertas à noite, fins de semana e feriados. Delegado Riedel disse que projeto aumentará o efetivo nas delegacias.

Imagem

A partir do mês de outubro, oito delegacias passarão a funcionar 24 horas por dia na capital. A informação foi confirmada pelo delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, que informou ter realizado um estudo estatístico em relação à violência na capital para a escolha dos distritos.

Em Teresina, são ao todo 18 e ,destes, oito funcionarão com efetivo reforçado, sendo dois na Zona Leste, dois na Zona Norte, dois na Zona Sul, um no Centro e outro na Zona Sudeste. O restante vai funcionar apenas de acordo com o delegado, o pedido de modernização da atuação dos distritos policiais foi feito pelo secretário de segurança Fábio Abreu, que já aprovou o projeto e que deve ser implementado a partir do mês de outubro, por zona. Ele contou que efetivo será aumentado e que a estrutura das delegacias será melhorada.

"Os distritos não comportam a demanda em fins de semana, feriados e à noite porque nós contamos com um efetivo diminuto de dois ou três policiais por plantão. E o que se vê, é que a população chega ao distrito policial, registra o boletim de ocorrência e a Polícia Civil não tem a oportunidade de fazer nenhum tipo de diligência. E com isso, a população fica carente de uma atuação firme", contou.

Segundo o delegado Riedel Batista, o contingente de policiais nas delegacias será reforçado. Os agentes trabalharão nos distritos durante à noite sob a guarda de segurança privada para manter a guarnição do prédio. Ele contou que, dessa forma, a logística de funcionamento do projeto acontecerá.

"Essas delegacias, que chamamos de seccionais, estarão disponíveis para atender ao público a qualquer hora do dia e da noite, inclusive em fins de semana e feriados com cinco ou seis policiais para atender a vítima, mandar equipe até o local do crime, solicitar perícia e ainda fazer a diligência e, por vezes, uma prisão em flagrante", disse.

Ainda de acordo com o delegado, as seccionais funcionarão em distritos que já possuem estrutura e que o efetivo será aumentado a partir do remanejamento de policiais distritais. O delegado garantiu que foi feito um estudo estatístico para a escolha dos oito distritos.

Fonte: G1