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Piripiriense usa Lenda piauiense em GAME de terror

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Uma das lendas mais famosas do Piauí virou pano de fundo para um game The Last NightMary, A Lenda do Cabeça de Cuia. O jogo foi apresentado pelo piripiriense Décio Oliveira como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de artes visuais da Universidade Federal do Piauí. O teaser saiu semana passada e em breve a produção será disponibilizada de forma gratuita para os amantes dos jogos virtuais.
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Nove piauienses participaram da produção: Ruhan Bello e Danilo Carvalho na programação; Thiago Ramos como roterista; Rogério Narciso, Gillan King e Onofre Filho como artistas conceituais; Carlos Pazuzu como compositor musical.

Décio Oliveira, diretor artístico, game designer, artista de interfaces, animador e arte finalista geral dos cenários, foi quem apresentou o TCC. A ideia nasceu quando soube da possibilidade de apresentar uma obra no final da graduação.
Teaser foi divulgado semana passada e game será disponibilizado até o final de julho (Foto: Reprodução/Youtube)
Teaser foi divulgado semana passada e game será disponibilizado em breve (Foto: Reprodução/Youtube)
“Eu não queria que fosse uma obra artística comum ao conhecimento popular, como uma pintura, uma escultura, ou até mesmo uma instalação. Não é querendo desmerecer as mídias mais tradicionais, mas é que eu já havia iniciado uma monografia que tentava comprovar o game como arte através de sua interatividade imersiva”, falou.

Ao optar pela lenda do Cabeça de Cuia, Décio destacou que utilizou do gênero terror para ilustrar o tom tenebroso da história. “O gênero é talvez a melhor forma para se desenvolver tal lenda, que é tão aterradora quanto qualquer outro mito e história que muitos povos contam, sobretudo na literatura nordestina piauiense”, explicou.

O conceito e a produção da obra começou em março, quando o grupo a ideia na Global Game Jam 2015, um evento internacional e virtual que fomenta a criação de jogos através da união de pequenos ou grandes grupos de pessoas de todas as idades e em vários locais do mundo, sejam os participantes entusiastas ou veteranos.

“Dentre vários diversificadores, dois deles nos chamaram bastante atenção, o ‘folk’ [folclore] e Hyper-Local, um diversificador que sugeria algo que fosse local, mas que pudesse ser interessante para quem não fosse daquela região. E foi assim que decidimos escolher uma lenda local como embasamento para o game, mais especificamente a lenda do Cabeça de Cuia”, lembrou Décio.

Fonte: G1