PUBLICIDADE
 
     

Piripiri sedia Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional

Imagem

Realizada na manhã desta terça-feira (7), a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no município de Piripiri. As conferências territoriais têm por objetivo mobilizar os governos locais e a sociedade civil quanto a efetivação do direito humano a alimentação adequada e saudável. O tema discutido foi “Comida de verdade, no campo e na cidade- por uma soberania alimentar”.

Além da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), participaram do evento em Piripiri, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Consea Conselho Nacional de Segurança Alimentar-Estadual, Consea-Piripiri , Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-Pi), Câmara Setorial de San-Piripiri, Cooperativa Agrofamiliar dos Frutos da Terra (Coafrut) e Centro de referência de economia solidária e segurança alimentar e nutricional de Piripiri.

De acordo com o assessor técnico da Caisan- Pi, Mauricio Moreira, as conferências territoriais são momentos importantes pois vêm impulsionar a discussão sobre o manejo, produção, comercialização e troca de experiências sobre as ações que desenvolvem na área de segurança alimentar entre os municípios participantes. “Cada setor ligado a San deve desenvolver ações para sua promoção, e deve trabalhar de maneira articulada. A conferência é o momento de potencializar e fortalecer essas ações intersetoriais da política de San”, reforça ele.

O Diretor de Gestão do SUAS e Secretário Executivo da CAISAN – Piripiri, William Sousa, ressalta o desempenho positivo de Piripiri na política de Segurança Alimentar e Nutricional: “Fomos o primeiro município do Estado e primeiro do país a realizar adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Temos políticas concretas tais como: Plano Municipal de Segurança Alimentar e NUTRICIONAL; temos a maior feira de economia solidária do estado; temos um centro de referência de economia solidária de segurança alimentar e nutricional; um centro público de economia solidária, enfim somos referencia para o estado.” Frisou William Sousa Diretor de Gestão do SUAS e Secretário Executivo da CAISAN – Piripiri.

Como município sede, Piripiri engloba os territórios da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, Princípio, Buriti dos Lopes, Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Muricí dos Portelas, Barras, Batalha, Campo Largo, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial, Brasileira, Piripiri, Piracuruca, São João da Fronteira, São José do Divino, Domingos Mourão, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão, Pedro II, Boa Hora, Cabeceira, Boqueirão, Campo Maior, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Jatobá, Nossa Senhora de Nazaré, Segefredo Pacheco, Assunção, Buriti dos Montes, Castelo, Juazeiro Novo Santo Antônio, São João da Serra e São Miguel do Tapuio.

Durante o evento foram realizados os painéis com os temas “Comida de Verdade: Um olhar da produção e do consumo no território” e “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Alimentar (Sisan): adesão e implementação municipal. A programação incluiu ainda debates, grupos de discussão por eixos temáticos e homologação dos delegados eleitos para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

A próxima conferência territorial acontece na quarta-feira, (8) cidade de Corrente e abrange os territórios do tabuleiro do Alto Parnaíba e da Chapada das Mangabeiras.