PUBLICIDADE
 
     

SEMAD: Uso de lancha e jet ski no Caldeirão é debatido em Fórum de preservação do açude

Imagem

No último final de semana, a Secretária do Meio Ambiente participou de FÓRUM para discutir os problemas referentes à preservação e exploração sustentável do açude Caldeirão em Piripiri, juntamente com representantes da sociedade e outras autoridades, inclusive do Ministério Público e PRF.

Ontem, sexta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Piripiri através da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), realizou mais um encontro no auditório do DNOCS no Caldeirão. Este encontro faz parte de uma série de debates para identificar junto com a comunidade os problemas ambientais e com base nos levantamentos minimizar estes problemas.

Desta vez o debate foi com os condutores de veículos aquáticos, que se utilizam do espaço das águas do Caldeirão. O encontro teve a presença de representantes da Policia Rodoviária Federal, da Marinha Brasileira, do Ministério Público, do DNOCS, além da secretaria de Juventude Cultura e Esportes e o comando da Capitania dos Portos. O objetivo é de normatizar e disciplinar o uso das águas do açude pelos proprietários de embarcações. Ficou determinado inicialmente os espaços que serão utilizados pelos banhistas e pelos pilotos de embarcações, bem como ficou definido, o horário de até às 17 horas para que estas embarcações possam circular. O capitão Felipe, subcomandante da Capitania dos Portos, uma das autoridades presentes enfatizou que cabe ao município delimitar área determinada aos banhistas. "Sobre as atribuições da Marinha, essas se resumem apenas em um tripé de fiscalização, que é a segurança da navegação, a salva guarda da vida humana e a prevenção da poluíção provocada por embarcações", assegurou o representante da Marinha.

A coordenadora do Perímetro Irrigado do Açude Caldeirão, Terezinha Viana entendeu que houve muitos avanços e entende que a partir dos encaminhamentos da reunião, as coisas só vão melhorar cada vez mais, inclusive para um melhor aproveitamento do turismo no açude caldeirão.

A Secretária do Meio Ambiente, Meirian Castro representante do poder executivo, e provocadora do encontro fez uma avaliação positiva. "Nós saímos daqui com ajustes que visam o equilíbrio do uso da água do nosso açude, seja para o pescador ou para quem vai se divertir como é o caso dos proprietários de veículos aquáticos, pois todos somos responsáveis quando o assunto é o desenvolvimento sustentável do Caldeirão. Banhistas, pescadores e proprietários de veículos aquáticos terão agora horários e normas a cumprir, visando o bem estar de todos, inclusive do próprio açude, que muitas vezes não era levado em consideração", finalizou Meirian Castro.